Aldeias em risco e moradores preocupados: Incêndio em Bustelo reativa – Portugal

O incêndio de Bustelo, no concelho de Chaves, sofreu leste sábado à tarde uma reativação que está a colocar aldeias em risco, estando a ser combatido às 19:45 por 221 operacionais e oito meios aéreos, disse nascente da Proteção Social.

Segundo nascente da Mando Pátrio de Emergência e Proteção Social (ANEPC), “neste momento há aldeias em risco” e a “evacuação poderá estar em cima da mesa”.

O queima, que teve início pelas 14h45 de sexta-feira, na zona da lugarejo de Bustelo, entrou em temporada de solução murado das 02:00 de hoje, mas sofreu uma reativação esta tarde, pelas 14:45.

À Lusa, o presidente da Câmara Municipal de Chaves, Nuno Vaz, afirmou que a “situação é sátira” e que o queima “está a ameaçar as aldeias de Vilela Seca, Vila Meã e Torre de Ervededo”.

Adiantou ainda que na Torre “arderam duas ou três casas devolutas”.

Nuno Vaz reforçou que a evacuação de aldeias é uma hipótese que está a ser colocada.

“Oficialmente, até ao momento, ainda não houve, mas há pessoas que já saíram das aldeias por iniciativa própria”, acrescentou o autarca do região de Vila Real.

No sítio, às 19:45, estão a combater as chamas 221 operacionais, com o espeque de 63 viaturas e oito meios aéreos.

Portugal continental está em situação de contingência até domingo devido às previsões meteorológicas, com temperaturas muito elevadas em algumas partes do país, e ao risco de incêndio.

A situação de contingência corresponde ao segundo nível de resposta previsto na lei da Proteção Social e é declarada quando, face à ocorrência ou iminência de acidente grave ou catástrofe, é reconhecida a premência de adotar medidas preventivas e ou especiais de reação não mobilizáveis no contextura municipal.

O Governo decide no domingo se prolonga a situação de contingência devido ao risco de incêndio rústico, depois de ter estado em vigor durante uma semana.


Natividade: https://www.cmjornal.pt/portugal/pormenor/aldeias-em-risco-e-moradores-preocupados-incendio-em-bustelo-reativa