Depressão Evelyn chega ao território continental leste domingo

O alerta foi lançado pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA): a depressão Evelyn, que se formou nos Açores, vai perceber o território continental leste domingo.

A depressão Evelyn deverá passar murado de 240 quilómetros a noroeste da ilhéu do Corvo. As previsões indicam que provocará “um aumento significativo da intensidade do vento, com rajadas na ordem dos 120 quilómetros por hora no grupo Ocidental, 110 no grupo Medial e até 100 no grupo Oriental”.

“Esta depressão tem um sistema frontal associado que começará a condicionar o estado do tempo em Portugal continental no final de dia 10, domingo, com precipitação nas regiões do litoral Oeste, que se estenderá progressivamente ao interno do país”, informa o IPMA. Manter-se-á “até à tarde de dia 12, com valores acumulados entre 40 e 60mm em alguns locais do litoral a setentrião do Cabo Mondego”.

De combinação com aquele organização, “a temperatura máxima irá descer entre 4 e 8°C no dia 11”. “A partir do início da tarde de dia 11, as ondas irão aumentar na costa ocidental, prevendo-se ondas de oeste/noroeste com 4 a 4,5 metros de profundidade significativa com a consequente emissão de aviso amarelo de alvoroço marítima.”

Para leste domingo, prevê-se “chuva fraca ou chuvisco no Minho e Douro Litoral e no extremo setentrião”. O vento deverá soprar poderoso do “quadrante sul, com rajadas nas terras altas”. Espera-se ainda “neblina ou nevoeiro matutino” e uma “subida da temperatura máxima”.

Para segunda-feira, a situação deverá piorar. Tudo aponta para “firmamento geralmente muito nublado, períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada, e que poderão de saraiva a partir da tarde, possibilidade de queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela a partir do final da tarde”. Também se antecipa “vento moderado do quadrante sul, por vezes poderoso na filete costeira, soprando moderado a poderoso nas terras altas, enfraquecendo no final do dia”. E uma “descida acentuada da temperatura máxima”.

Manancial: https://www.publico.pt/2022/04/09/sociedade/noticia/depressao-evelyn-chega-territorio-continental-domingo-2002002