EUA impõe bloqueio totalidade a bancos russos e sanciona filhas de Putin e Lavrov

GettyImages 1233485049

.beginning-of-articles p {
background: #f3f3f3;
padding: 20px;
font-size: 16px;
}
body#dark .beginning-of-articles p {
background: #262626;
}

Tem aproximação livre a todos os artigos do Observador por ser nosso assinante.

É a paga “severa e imediata” das atrocidades cometidas em Bucha. Depois do massacre de civis na cidade ucraniana, unicamente revelado depois da saída das tropas russas, o presidente norte-americano cumpre a vocábulo. Anunciou “medidas económicas devastadoras” no novo pacote de sanções à Federação Russa. O maior banco da Rússia torna-se tóxico e é completamente bloqueado, não sendo permitido a nenhum cidadão norte-americano manter negócios com ele. O mesmo acontece com algumas das empresas estatais mais críticas para a economia da Rússia. Ou por outra, a gestão do Presidente Joe Biden aponta diretamente às elites russas e aos familiares diretos de membros do governo: as filhas do Presidente Vladimir Putin ou a mulher e a filha do ministro Sergey Lavrov são sancionadas.

I made clear that Russia would pay a severe and immediate price for its atrocities in Bucha. Today, along with our Allies and partners, we’re announcing a new round of devastating sanctions. https://t.co/LVqTDIOSvz

— President Biden (@POTUS) April 6, 2022

As consequências? O PIB da Rússia deverá contrairá até 15% leste ano, eliminando os ganhos económicos dos últimos 15 anos.

“A inflação já está supra de 15% e a previsão é de apressar ainda mais. Mais de 600 empresas do setor privado já deixaram o mercado russo. As cadeias de suprimentos na Rússia foram severamente interrompidas. A Rússia muito provavelmente perderá o seu regime de grande economia e continuará uma longa descida ao isolamento poupado, financeiro e tecnológico”, argumenta-se no documento da Vivenda Branca.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ou por outra, lembra que os Estados Unidos, o G7 e a União Europeia estão juntos na imposição de sanções e que os mais de 30 aliados “impuseram as restrições económicas mais impactantes, coordenadas e abrangentes da história”. Enquanto a Rússia mantiver o ataque à Ucrânia, os Estados Unidos prometem continuar a impor sanções.

As sanções anunciadas pela Vivenda Branca

Joe Biden assinou novidade Ordem Executiva nesta quarta-feira

1. Bloqueio totalidade ao Sberbank e ao Início Bank

Alvos: a maior instituição financeira da Rússia e o maior banco privado. Qualquer ativo do Sberbank e do Início Bank que toquem no sistema financeiro dos EUA serão congelados e todo e qualquer cidadão norte-americano está proibido de se envolver em negócios com estas duas instituições.

“O Sberbank detém quase um terço dos ativos gerais do setor bancário russo e é sistemicamente crítico para a economia russa. O Início Bank é a maior instituição financeira privada da Rússia e a quarta maior instituição financeira da Rússia em universal”, explica-se no expedido da Vivenda Branca, para que fique simples a dimensão da medida.

2.Proibidos novos investimentos na Rússia

Estejam dentro ou fora do território norte-americano, os cidadãos dos EUA ficam proibidos de fazer novos investimentos na Federação Russa, de congraçamento com a Ordem Executiva assinada por Biden. Esta medida “isolará ainda mais a Rússia da economia global”, numa profundidade em que mais de 600 empresas abandonaram o país, garantindo “o prostração perpétuo da competitividade global” do país liderado por Vladimir Putin.

3. Bloqueio totalidade às principais empresas estatais russas

De novo, nenhum norte-americano poderá fazer transações com estas entidades e todos os seus ativos que estejam sob juridição dos EUA serão congelados. Objetivo: prejudicar “a capacidade do Kremlin de usar essas entidades das quais depende para viabilizar e financiar sua guerra na Ucrânia”. A lista será conhecida na quinta-feira, 7 de abril.

4. Sanções às elites russas e às suas famílias

As filhas do Presidente russo encabeçam a lista, mas não são as únicas. Também a mulher e a filha de Sergey Lavrov, gerente da diplomacia russa, o primeiro-ministro Mikhail Mishustin, membros do Parecer de Segurança da Rússia, e Dmitry Medvedev, macróbio presidente e primeiro-ministro russo são sancionados. “Estes indivíduos enriqueceram às custas do povo russo. Alguns deles são responsáveis ​​por fornecer o espeque necessário para sustentar a guerra de Putin contra a Ucrânia. Essa ação os separa do sistema financeiro dos EUA e congela todos os ativos que detêm nos Estados Unidos.”

5. Rússia proibida de remunerar dívidas com fundos sujeitos à jurisdição dos EUA

As sanções não impedem os pagamentos da dívida soberana russa, desde que a Rússia — “um pária financeiro global”, lê-se no expedido da Vivenda Branca — use fundos fora da jurisdição dos Estados Unidos.

6. Espeque a setores essenciais às atividades humanitárias

Os Estados Unidos anunciaram que vão manter o compromisso de não infligir sanções a atividades humanitárias essenciais. Com isto, garantem a disponibilidade de víveres básicos, agrícolas, medicamentos e dispositivos médicos. Também permitem que “os serviços de telecomunicações apoiem o fluxo de informações e o aproximação à Internet que fornece perspetivas externas ao povo russo”. No expedido, explica-se que essas atividades “não são o objectivo dos esforços, e as empresas americanas e ocidentais podem continuar a operar nesses setores na Rússia.”

Leia também:

  • O massacre de Bucha e Alexandre Guerreiro

  • O que (não) se sabe sobre o ataque à Sonae

  • Crítico pró-Putin defende “desucranianização”

  • Russos deixaram rasto de morte nas ruas de Bucha

Leia também:

  • 18h. Governo. Imposto petrolífero pode minguar mais

  • Nas guerras de hoje, “os civis são o objectivo”

  • 17h. MNE. Russos expulsos já estavam referenciados

  • Governo tem margem para minguar mais imposto

Leia também:

  • Putin quererá “Eurásia de Lisboa a Vladivostok”

  • Acionado mecanismo de Estado de recta à Hungria

  • Bucha e Mariupol são “desinformação” do Poente

  • PCP pede investigação “a situações” em Bucha

Leia também:

  • Ferrero retira produtos do mercado português

  • Evidente que o 25/11 divide: os democratas dos outro

  • Taxas de IRS ainda estão supra do nível pré-troika

  • Por um pacto de regime na legislação imobiliária


Manancial: https://observador.pt/2022/04/06/eua-impoe-bloqueio-total-a-bancos-russos-e-sanciona-filhas-de-putin-e-lavrov/