Fact Check. Santuário de Fátima vendeu velas com a imagem de Volodymyr Zelensky santificado?

fact check errado

Nas redes sociais estão a circundar várias publicações em que é verosímil ver velas com a imagem do Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, porquê se se tratasse de um santo e com a bandeira da Ucrânia caída num dos ombros, e sugere-se que a retrato foi captada em Fátima.

Contactado pelo Observador, o gabinete de informação do Santuário de Fátima assegurou que “estas velas não estão nem estiveram à venda nas lojas oficiais do Santuário de Fátima”. A resposta desmente a alegado que tem estado a ser partilhada nas redes sociais.

Analisando o teor da publicação, ao contrário do que é alegado em conteúdos porquê o que é cá analisado, zero na imagem partilhada por vários utilizadores das redes sociais confirma que se trata, de facto, do Santuário de Fátima e que estas velas estariam a ser vendidas em território vernáculo porquê uma homenagem ao gerente de Estado ucraniano santificado.

Aliás, uma procura pela imagem revela que esta retrato já foi partilhada em vários sites em não há qualquer referência a Portugal e/ou ao Santuário de Fátima. Num deles está publicada exatamente a mesma imagem e está escrito “em algum lugar na Grã-Bretanha”, o que sugere que estas velas estariam a ser vendidas também no país. Aliás, na retrato vê-se ainda um cartão escrito em inglês.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Há ainda outra referência relevante na imagem: no cartão disposto em frente às velas, faz-se referência ao facto de todas as receitas obtidas com a venda destes bens volver em prol de uma instituição específica: a Global Responde Management (GRM). A GRM é uma organização não governamental (ONG) liderada por antigos militares sediada nos Estados Unidos e que presta suporte na extensão da saúde a pessoas em países afetados pela guerra, conflitos sociais ou por desastres naturais.

No site da ONG não é feita qualquer referência à venda das velas com o rosto de Volodymyr Zelensky porquê forma de recrutar fundos para o trabalho que desenvolve. Essa referência existe, sim, num outro site norte-americano, o Illuminidol, que se apresenta porquê uma empresa lugar da cidade de Austin, no estado do Texas, e que se dedica a produzir o mesmo tipo de resultado com o rosto de figuras públicas das mais diversas áreas — cantores, músicos, atores, políticos, empresários — inseridos num contexto bíblico ou com uma fardo simbólica específica. O artista Snoop Dogg, por exemplo, surge associado à imagem do quadro de Johannes Vermeer “Rapariga com o Brinco de Pérola”. Cada unidade tem o curso de 15 dólares.

Exemplos das velas à venda no site Illuminidol

Entre as dezenas de velas disponíveis está, também, o réplica com o rosto de Volodymyr Zelensky santificado.

Imagem da vela com o rosto de Volodymyr Zelensky impresso à venda no mesmo site

Não foi verosímil justificar a existência de nenhum site português com estas ou outras velas.

Desfecho

O Santuário de Fátima assegura que as velas com a imagem de Volodymyr Zelensky nunca estiveram à venda em qualquer loja solene. Além da resposta do santuário, uma pesquisa pela imagem mostra que as velas surgem em vários sites não portugueses e há até referências a que os produtos são vendidos nos Estados Unidos, por exemplo. Porquê tal, não é verosímil expor que as velas tenham estado à venda em Fátima, até porque na imagem zero o comprova e até o cartão que se vê na retrato está escrito em inglês.

Assim, de tratado com o sistema de classificação do Observador, leste teor é:

ERRADO

No sistema de classificação do Facebook, leste teor é:

FALSO: As principais alegações do teor são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

Nota: leste teor foi selecionado pelo Observador no contextura de uma parceria de fact checking com o Facebook.

Nascente: https://observador.pt/factchecks/fact-check-santuario-de-fatima-vendeu-velas-com-a-imagem-de-volodymyr-zelensky-santificado/