Força do Kosovo está “vigilante e pronta para intervir”

image

O subsecretário-geral da NATO, Mircea Geoana, disse, nascente domingo, que a Força do Kosovo (KFOR), liderada pela organização, está “vigilante e pronta a intervir”, se a firmeza no país for ameaçada.

“A KFOR da NATO permanece vigilante e está pronta para intervir, se a firmeza for ameaçada”, alertou o responsável, numa mensagem publicada no Twitter.

O também ex-ministro romeno dos Negócios Estrangeiros disse ainda que falou com o representante privativo da União Europeia (UE) para o diálogo Sérvia-Kosovo, Miroslav Lajcák, “sobre a situação tensa no setentrião de Kosovo”.

“Tanto Belgrado quanto Pristina devem mostrar moderação e evitar uma escalada [das tensões]”, avisou Geoana.

Oriente domingo, decorreu uma concentração em Mitrovica, a cidade mais importante do setentrião do Kosovo de maioria sérvia, na qual, segundo a Europa Press, foram levadas faixas onde se liam frases porquê “só temos um país, a Sérvia” ou “chega de terror de Curti”, referindo-se ao primeiro-ministro kosovar, Albin Kurti.

No sábado, os sérvios kosovares renunciaram em conjunto aos seus cargos porquê deputados, presidentes de câmara e funcionários públicos de todos os tipos, numa iniciativa coordenada de protesto, para expressar a sua repudiação à imposição de matrículas kosovares nos veículos de sérvios do setentrião do Kosovo.

Os sérvios do Kosovo, nos quatro municípios de maioria sérvia do país, consideram que as autoridades kosovares violaram os acordos assinados com a Sérvia e com a União Europeia.


Manadeira: https://www.jn.pt/mundo/forca-do-kosovo-esta-vigilante-e-pronta-para-intervir-15323864.html