Mais de 700 pessoas supra dos 50 anos praticam atividade física em Paredes

Existem oito projetos gratuitos que visam o envelhecimento ativo e chegam a várias freguesias do concelho.

Para estimular os munícipes para a prática de desporto e para o envelhecimento ativo e saudável, a Câmara de Paredes promove oito programas ligados à atividade física que envolvem já mais de 700 participantes com mais de 50 anos, informa a autonomia.

No contextura deste projeto “Mais Vida Ativa”, que chega a várias freguesias do concelho, estas pessoas têm chegada à prática gratuita de treino físico, com duas aulas semanais, a que se junta uma lição de boccia.

A oriente projeto somam-se outros, porquê o “Paredes Ativo”, que desenvolve atividade outdoor e indoor tendo porquê objetivo tornar a prática desportiva um hábito semanal, o “Viver Melhor”, um projeto de treino físico para doentes e ex-doentes oncológicos, o “Treina Connosco”, que fomenta a prática de corrida ou marcha na primeira e terceira quarta-feiras do mês, e o “Sou Livre de Ser Saudável”, que consiste na monitorização sobre a utilização da corrida ou marcha nos parques, trilhos e ruas.

Paredes também dispõe, lembra o município, de um Núcleo de Marcha e Corrida, que disponibiliza seguimento de técnicos especializados, e quatro piscinas nunicipais para a prática e ensino da natação, sendo ainda dinamizadas “repercussão caminhadas” nos Parques de Lazer.

A meta, explica o presidente da Câmara, Alexandre Almeida, é “aumentar o número de habitantes do concelho a frequentar uma atividade física regular semanal, diminuir o número de pessoas sedentárias e diminuir doenças e incentivar a população a adotar um estilo de vida mais saudável”.

Em Paredes foi, nesta quarta-feira, assinalado o Dia Internacional da Atividade Física com várias iniciativas, desde um torneio de boccia, a aulas de treino físico e workshops, entre outros.


Manancial: https://www.jn.pt/pais/noticias/porto/paredes/mais-de-700-pessoas-acima-dos-50-anos-praticam-atividade-fisica-em-paredes-14748290.html