Março de 2022 considerado o quinto mais quente de sempre – Sociedade

O mês de março de 2022 foi o quinto mais quente de sempre a nível global, tendo registado 0.39ºC superior ao valor médio de 1991 a 2020. 

O IPMA verificou que existiram condições mais secas nos territórios europeus do que a média habitual, mas Portugal e Espanha melhoraram em conferência com o mês anterior. A Península Ibérica reuniu condições mais húmidas em março, o que significou na desaceleração da intensidade da situação de seca extrema.

No último dia do mês, 81.7% do País continental estava em seca moderada. Interno Setentrião e litoral Sul são os que verificam os 15.9% de seca severa. No entanto, março foi o sexto mais pluvial desde 2000.

As temperaturas mais quentes na Europa verificaram-se no setentrião, com incidência na Noruega. As mais frias do que a média no sul europeu, porquê a Grécia e a Turquia.

Em Portugal Continental, os primeiros quinze dias tiveram valores de temperatura inferiores ao valor normal mensal. Nos últimos quinze, verificou-se a subida da temperatura mínima, quase sempre superior à média do mês.


Manancial: https://www.cmjornal.pt/sociedade/pormenor/marco-de-2022-considerado-o-quinto-mais-quente-de-sempre