Milhares de ‘gangsters’ amontoados nas prisões depois vaga de assassinatos em El Salvador – Mundo

A luta entre gangues dentro das prisões tem provocado cada vez mais mortes – 87 desde sexta-feira – em El Salvador e levou o governo sítio a legislar um estado de “emergência máxima” em todos os estabelecimentos prisionais. Há murado de 16 milénio detidos no país e muitos estão a ser amontoados nos pátios para a fiscalização policial, que tem o intuito de travar a vaga de assassinatos. 

Segundo o The Sun, o parlamento de El Salvador aprovou, nascente domingo, um estado de emergência em todo o país “devido a graves perturbações da ordem pública por secção de grupos criminosos”. O presidente Nayib Bukele deu um ultimato às gangues para “parar com a matança” ou os outros prisioneiros “também vão remunerar por isso”.

A polícia registou 87 mortos desde sexta-feira e os homicídios terão sido ordenados pelos grupos MS-13 e Barrio 18, nascidos nos Estados Unidos mas com presença massiva na América Médio, de pacto com o mesmo jornal.

Com murado de 70 000 membros espalhados por El Salvador, as gangues também dominam o tráfico de drogas na região. 


Manadeira: https://www.cmjornal.pt/mundo/pormenor/milhares-de-gangsters-amontoados-nas-prisoes-apos-onda-de-assassinatos-em-el-salvador