Navio da Marinha segmento na segunda-feira para novidade missão em África – África

O navio vigia “Viana do Fortaleza” larga na segunda-feira, da Base Naval de Lisboa, para uma novidade missão no contextura da iniciativa “Mar Destapado”, na costa ocidental africana, levando 15 toneladas de bens doados, anunciou levante sábado a Marinha.

O navio vai transportar material proveniente de doações e de ações de solidariedade desenvolvidas por várias entidades, para as populações dos países por onde passará no contextura da missão: Angola, Guiné Equatorial, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Gana e Cabo-Verdejante.

Esta missão, segundo a Marinha, tem sido “relevante no aprofundamento e manutenção das relações de cooperação” no domínio da Resguardo com marinhas e guardas costeiras no continente africano.

O NRP “Viana do Fortaleza” vai prosseguir as ações de cooperação, diplomacia naval e espeque à política externa, até junho.

A ministra da Resguardo Vernáculo, Helena Carreiras, vai estar presente na protocolo de partida, que conta também com a presença do Encarregado do Estado-Maior da Armada, Gouveia e Melo.

O “Viana do Fortaleza” é comandado pelo Capitão-de-fragata Hugo Miguel Paciência da Silva e tem uma guarnição de 46 militares.


Nascente: https://www.cmjornal.pt/mundo/africa/pormenor/navio-da-marinha-parte-na-segunda-feira-para-nova-missao-em-africa