Novidade tempo da guerra – Editoriais

O ataque russo contra Vinnytsia não é só mais um atropelo às elementares leis da guerra. O massacre de civis pode valer que a cruzada de Putin entrou em novidade tempo. Com o Donbass controlado, os russos atacam cidades, uma vez que Vinnytsia, que parecem estar fora das suas ambições militares. Espalhar o pânico – e enfraquecer internamente Zelensky –será o objetivo.

Só que com 15 milénio mortos em menos de cinco meses de guerra e uma quantidade gigante de material bélico destruído, Putin sabe que só levará vantagem se impelir o conflito até ao inverno. Não será difícil. As sanções contra Moscovo provocarão divergências crescentes a poente, com combustíveis a encarecer e comida a faltar. A Kiev resta-lhe aproveitar o verão e o outono para uma contraofensiva e reconquista de território. Também não será complicado.


Apesar das baixas, Putin não arriscará uma mobilização militar que o prejudique politicamente. Com ucranianos em vantagem no verão ou os russos a beneficiarem do inverno, a guerra arrisca assumir um proporção de mortalidade nunca visto desde fevereiro. Na Ucrânia veremos mais depressa novidade graduação de violência do que um sinal de silêncio. 


Manadeira: https://www.cmjornal.pt/opiniao/editoriais/pormenor/nova-fase-da-guerra