Portugal perde invencibilidade no Europeu de sub-20

Portugal deixou esta quarta-feira de ser a única equipa invicta no Campeonato da Europa de andebol de sub-20, que se disputa em Portugal, ao perder com a Hungria, por 30-33. Nas meias-finais, a selecção pátrio vai defrontar a Suécia.

De revinda ao Pavilhão Desportivo Municipal de Vila Novidade de Gaia, onde tinha “selado” na terça-feira a vitória no Grupo 1 e o consequente aproximação à próxima período, o conjunto de Carlos Martingo poupou alguns dos jogadores mais influentes. Gabriel Cavalcanti, Pedro Oliveira e Tiago Teixeira, todos com cinco golos, sobressaíram porquê “artilheiros” da equipa das “quinas”, que não utilizou André Sousa e Martim Costa e só incluiu Francisco Costa para a cobrança de um livre de sete metros na primeira secção.

Guiada por Tamás Papp, melhor marcador do duelo, com nove golos, a formação de László Sótonyi chegou a ter uma vantagem de cinco golos (9-14) e foi para o pausa a vencer por quatro (13-17), acentuando esse domínio logo no revinda dos balneários.

Se Ákos Takács brilhava na fronteira da Hungria, ao recontar 13 defesas, nove das quais na primeira secção, o acerto ofensivo magiar valeu a maior diferença no duelo (13-20), que Carlos Martingo tentou suster com um time-out solicitado ainda antes dos 35 minutos.

Apesar de uma ligeira recuperação (26-29 e 29-32), Portugal pecou pela permeabilidade nas acções sem esfera e consentiu contra-ataques letais, confirmando a primeira rota neste Europeu de sub-20.

Portugal partilhou a liderança do Grupo 1 da ronda principal com a Espanha, ambos com quatro pontos, beneficiando da vantagem advinda do confronto directo na período preparatório, ao passo que a Hungria foi última, com os mesmos dois pontos da Dinamarca, terceira.

Se nórdicos e magiares seguem para as eliminatórias de atribuição do quinto ao oitavo lugares da 13.ª edição do Europeu de sub-20, Portugal vai medir forças com a Suécia nas meias-finais, que se disputam esta sexta-feira em Matosinhos, onde os espanhóis defrontam a Sérvia pela outra vaga na final.

Nascente: https://www.publico.pt/2022/07/13/desporto/noticia/portugal-perde-invencibilidade-europeu-andebol-sub20-2013593