Responsáveis das finanças concluem G20 em Bali sem consenso – Mundo

Os ministros das Finanças e os presidentes dos bancos centrais do G20 concluíram nascente sábado o último dia de reuniões em Bali, na Indonésia, sem chegar a um transmitido final consensual devido às divisões sobre a invasão russa da Ucrânia.

“Alguns países têm opiniões sobre esta guerra, e outros têm opiniões diferentes, mas na maioria das questões todos concordamos”, destacou nascente sábado o ministro das Finanças da Indonésia, Sri Mulyani Indrawati, na conferência de prelo final em Bali, em seguida dois dias de reuniões.

O ministro indonésio, que preside nascente ano ao grupo das 20 maiores economias industrializadas e emergentes, salientou que, dos catorze parágrafos do texto final que resume as reuniões, que também contaram com a presença de representantes russos, exclusivamente em dois não houve harmonia.

A União Europeia (UE) adotou em junho o sexto pacote de sanções contra a Rússia em resposta à invasão da Ucrânia, que inclui um embargo ao petróleo russo que chega por mar e prevê exceções para o petróleo que chega por oleoduto a países sem aproximação ao mar, uma vez que Hungria, República Checa ou Eslováquia.

A Rússia redirecionou grande secção das suas exportações de petróleo bruto e derivados para países da região da Ásia-Pacífico em seguida a invasão da Ucrânia e as sanções do Oeste e, segundo Moscovo, tem capacidade para atender à crescente procura.


Nascente: https://www.cmjornal.pt/mundo/pormenor/responsaveis-das-financas-concluem-g20-em-bali-sem-consenso