Um meio distraído e 110 operacionais combatem queimada em Chaves – Portugal

Um meio distraído e 110 operacionais estão a combater um incêndio que lavra numa zona de mato na freguesia de Bustelo, no concelho de Chaves, segundo a Proteção Social.

Segundo o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Vila Real , o alerta para o incêndio ocorreu às 14h45 e no sítio estão a combater as chamas 110 operacionais, que contam com o esteio de 28 viaturas e um meio distraído.

A manancial sublinhou que o queimada lavra numa zona de mato e às 16h50, apesar de se fazer sentir qualquer vento e devido à orografia do terreno, “o combate às chamas está a evoluir favoravelmente”.

“Para já desconhece-se se há habitações em risco”, concluiu.

Portugal Continental está em situação de contingência até domingo devido às previsões meteorológicas, com temperaturas muito elevadas em algumas partes do país, e ao risco de incêndio.

A situação de contingência corresponde ao segundo nível de resposta previsto na lei da Proteção Social e é declarada quando, face à ocorrência ou iminência de acidente grave ou catástrofe, é reconhecida a urgência de adotar medidas preventivas e ou especiais de reação não mobilizáveis no contexto municipal.


Manancial: https://www.cmjornal.pt/portugal/pormenor/um-meio-aereo-e-110-operacionais-combatem-fogo-em-chaves