Zelensky diz que a Ucrânia “ainda está pronta” para negociações com a Rússia – Guerra na Ucrânia

O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse nascente sábado que o seu país está “sempre pronto” para manter negociações com a Rússia, que ficaram em suspenso depois a invenção de atrocidades em cidades já libertadas.

“Estamos prontos para lutar e, ao mesmo tempo, para procurar meios diplomáticos para parar esta guerra. Neste momento, estamos a considerar um diálogo paralelo”, assegurou o Presidente ucraniano, numa conferência de prelo conjunta com o encarregado da diplomacia austríaca, Karl Nehammer, de visitante a Kiev e a Bucha, que se tornou um símbolo das atrocidades da invasão russa.

A última ronda de conversações diretas russo-ucranianas realizou-se em 29 de março, em Istambul, quando a Ucrânia apresentou as suas principais propostas para um entendimento com Moscovo, incluindo a “neutralidade” do país em troca de um entendimento internacional para prometer a sua segurança.


Manancial: https://www.cmjornal.pt/mais-cm/especiais/guerra-na-ucrania/pormenor/zelensky-diz-que-a-ucrania-ainda-esta-pronta-para-negociacoes-com-a-russia