Zelensky promete que país vai reconstruir escolas destruídas

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, prometeu que o país vai reconstruir todos os estabelecimentos de ensino destruídos, fazendo referência ao ataque ocorrido na sexta-feira contra duas universidades em Mykolaiv.

“Que os terroristas não esperem que isto lhes sirva para alguma coisa. Definitivamente vamos reerguer tudo aquilo que destruíram. Cada uma das duas milénio instituições de ensino: todas as creches, todas as escolas, institutos e universidades”, disse o dirigente de Estado, depois o Instituto Pedagógico de Mykolaiv e o Instituto de Construção Naval terem sido bombardeados.

Zelensky acrescentou que o mais importante é que a Ucrânia vai preservar a sua humanidade e cultura, “mas a sociedade russa, com tantos assassinos e carrascos, ficará mutilada durante gerações, por própria culpa”.

“Não há palavras na linguagem humana normal que possam descrever de que forma o Estado russo se degradou. É um duplo transgressão destruir institutos pedagógicos, para que não haja estabelecimentos de ensino e para que não se possam formar novos professores”, observou.

Na manhã de sexta-feira, pelo menos dez mísseis russos atingiram duas universidades de Mykolaiv, informou o dirigente da gestão militar regional, Vitaliy Kim.

“Hoje [sexta-feira], os terroristas russos atacaram as duas maiores universidades de Mykolayiv. Pelo menos 10 mísseis. Agora atacam a nossa ensino. Peço às universidades de todos os países democráticos para que declarem a Rússia uma vez que aquilo que realmente é — a terrorista”, escreveu no Twitter Vitaliy Kim.


Nascente: https://www.jn.pt/mundo/zelensky-promete-que-pais-vai-reconstruir-escolas-destruidas-15024763.html